Fashion Law



O Direito no Salto Alto

Nós sabemos o que é moda? E como o Direito se encaixa nela? Em nossa missão de relacionar esses dois mundos, você, leitor, irá perceber que a moda não é tão fútil como todos são levados a crer. Além disso, o direito é amplamente aplicado à indústria da moda.

No filme O Diabo Veste Prada há uma cena em que a assistente, Andrea (Anne Hathaway), desdenha do trabalho de Miranda (Maryl Streep), editora-chefe da revista Runway, que está escolhendo entre dois cintos azuis, “aparentemente” iguais. Então, Miranda fica chocada com o comportamento da assistente.

O suéter de Andrea é de um tom azul cerúleo. No filme, ela ignora o fato de que em 2002, Oscar de La Renta criou uma coleção de vestidos azuis cerúleos e, desde então, o cerúleo apareceu em outras oito coleções diferentes, que posteriormente passou para as lojas de departamento e depois foi parar em lojas populares, onde Andrea provavelmente o comprou numa liquidação.

O que o público apreende da cena do filme é que um “simples” azul representa milhões de dólares em incontáveis trabalhos. O que a cena não diz é que o Direito aplicado à Moda tem por finalidade a proteção desta importante indústria. O Fashion Law atua contra os mais diversos crimes, sejam eles ambientais, ou das relações de trabalho nas confecções clandestinas, lavagem de dinheiro, entre tantos outros.

Infelizmente, inúmeras são as pessoas que como Andrea não levam a sério a Moda e a veem como desimportante em suas vidas. O que é uma grande inverdade, até porque, leitor, alguém do mundo da Moda, certamente, pensou em cada detalhe a roupa que você está usando.

Andreza Santos Borges é Advogada


Comentários

Postagens mais visitadas