Matérias-Primas

Fashion Law: Matérias-primas


Com uma vasta quantidade de peças no armário, o consumidor da moda tem se descuidado para a matéria-prima de que é feita as suas roupas, calçados e acessórios. Se falta atenção, é porque desconhecemos a origem da peça que tanto nos chama atenção nas vitrines.

Será que ao vestirmos uma roupa ou escolhermos um acessório temos conhecimento do processo e da matéria-prima utilizada? É de origem vegetal ou animal? Como é feito o seu plantio? E o uso de agrotóxicos? Como o tecido é produzido e qual a quantidade de água utilizada? Enfim, é grande o número de questionamentos, mas o maior deles deve ser: como minimizar o impacto ambiental. Pensando nisso, vamos conhecer duas alternativas:

O algodão orgânico não emprega agrotóxicos e pesticidas, fazendo com que haja uma diminuição aos danos causados no solo e ao ser humano. Já o algodão convencional utiliza uma quantidade exorbitante de pesticidas, o que resulta em um número expressivo de doenças em agricultores.

A PET com diversas maneiras de reciclagem tem como um dos destinos a transformação em fibra de poliéster, que está sendo usada amplamente na indústria têxtil, a qual é levada para um processo de produção, findando em fibras que são embaladas em fardos, preparada para suas tantas transformações.

A indústria da moda é considerada a segunda maior fonte de poluição, perdendo apenas para a indústria petroleira. Contudo, se na ponta da cadeia, as indústrias têxteis estão mudando seus processos para alternativas sustentáveis, nós, consumidores finais, devemos contribuir, consumindo de forma consciente a peça que tanto nos encanta na vitrine.


Andreza Santos Borges é Advogada

Comentários

  1. Players would insert a nickel and pull on a lever to spin the 5 drums. So, a player would win or lose based mostly on which playing cards the drum stopped on. However, the payment was manual, so it trusted the 사이트추천 institution.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas