Direitos Humanos Refletido na Moda Genderless




Um termo muito utilizado na moda é o Genderless, um conceito que representa um estilo sem identidade de gênero, que também é conhecido como “sem gênero”. São pessoas que optam por um estilo que não seja específico do público feminino ou do masculino. Esse estilo é versátil, por atender ambos os sexos, também chamado “unissex”.

A pioneira desse conceito foi a estilista Coco Chanel, na década de 1920, em que a moda feminina era marcada pelo uso de espartilhos com a cintura bem marcada. Coco começou a criar roupas femininas a partir das peças masculinas. Mulheres só usavam vestidos longos e pesados. Coco, criou blazers, camisas e até calças para as mulheres, desenvolvendo assim, um estilo feminino com muito mais conforto.

Em 2007 Rad Hourani criou sua marca unissex, e no ano de 2015 Alessandro Michele, diretor criativo da Gucci, chamou a atenção por incluir peças no vestuário masculino de gênero neutro, ou Genderless, assim quebrando estereótipos entre o que seria uma coleção feminina e uma masculina.

O termo Genderless mesmo sendo amplamente utilizado muito nos dias de hoje, sabe-se que há tempos já havia a busca pela liberdade de se vestir sem seguir padrões pré-estabelecidos.

A moda sem gênero ganha amparo no artigo 5º, inciso I da Constituição Federal. A igualdade de tratamento de homens e mulheres, é um direito fundamental e inviolável. A moda está conosco desde o nosso levantar, até o deitar, é uma história que contamos de nós, mesmo inconsciente. Nesse cenário, estarmos com a opção de escolher o que iremos vestir de acordo com o nosso desejo, é exercermos um direito fundamental.

 Ao falarmos de moda, estamos falando de direitos humanos, e ao falarmos de direitos humanos devemos nos lembrar que todos têm seu estilo individual que foge de padrões pré-determinados. Respeitar o estilo do próximo, é respeitar a história que ele está contando.


Andreza Santos Borges é Advogada

Comentários

  1. Investopedia requires writers to make use of primary sources 토토사이트 to help their work. These embrace white papers, government knowledge, original reporting, and interviews with business experts. We additionally reference original analysis from other respected publishers where acceptable.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas